E sempre fizemos isso. Esta é a frase mais perigosa que você pode ouvir em uma empresa. Por que? Porque existe o medo da mudança . Muitos de nós preferimos ficar na zona de conforto do que tentar aprender ou mudar alguma coisa.
Existem muitos conselhos sobre como os gestores podem preparar os seus funcionários para as mudanças no local de trabalho . Mas o que fazer se for você quem não consegue lidar com o medo?
De acordo com a nossa pesquisa recente , os gestores experimentam níveis de ansiedade significativamente mais elevados do que os funcionários quando os seus processos de trabalho mudam.
Vamos descobrir por que você tem medo da mudança e como superar sua ansiedade.
Mudar é bom. Então por que você tem medo deles?
A mudança é um processo natural chumbo especial necessário para o crescimento da empresa. Se não fosse isso, Jeff Bezos ainda estaria vendendo livros em sua garagem.
Você pode acreditar o quanto quiser que fugimos das mudanças porque elas nos obrigam a aprender e desenvolver novas habilidades. Mas esse pode não ser o motivo. Na verdade, fazemos isso porque temos que abrir mão de algo familiar.
Todos nós sentimos desejos inconscientes por coisas familiares, de acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology.
Mas, para além do nosso desejo de manter o status quo, existem outras razões para medo.
Rosabeth Moss Kanter , diretora da Harvard Advanced Leadership Initiative, argumenta num artigo para a Harvard Business Review que tememos a mudança devido à incerteza e às dúvidas sobre a nossa capacidade de adaptação.
Quatro dicas essenciais para superar a ansiedade interna
Se a simples ideia de mudar seu fluxo de trabalho o deixa desconfortável, esta é uma reação compreensível e natural. Mas ela não é nada produtiva. Agora que examinamos as possíveis fontes de ansiedade, vamos decidir a melhor forma de lidar com ela. As etapas a seguir o ajudarão a superar seu medo para que você possa posicionar sua equipe para a positividade.
1. Reconheça que a mudança é inevitável.
Compreender que seus processos de trabalho para trabalho remoto para profissionais de marketing estão em constante evolução é o primeiro passo para superar o medo da mudança. Afinal, os processos devem ser constantemente ajustados e melhorados.
Pare de pensar que só existe uma maneira de conseguir o que deseja. Depois de fazer isso, você terá espaço de manobra e será capaz de se concentrar mais no que é mais importante: o objetivo final.
As pessoas que conseguem fazer isso podem “ ajustar-se, adaptar-se e agir sem demora, porque tudo o que importa é fazer as coisas ”, escreve Chris Gage , executivo e autor de software, em seu artigo no Medium .
Ela continua:
“ Por outro lado, os “planejadores” muitas vezes se esforçam tanto para “seguir o plano” que esquecem o que é realmente importante, ou confundem com o plano em si, acreditando sinceramente que fazer tudo é o que garante o sucesso .
Então, sejamos realistas: não importa quanta atenção demos ao planejamento e à estratégia, nunca seremos capazes de criar um processo que permanecerá perfeito e relevante para sempre.
2. Esteja mais próximo dos seus funcionários
Como um líder pode Todos os dias você resolve postagens sociais conflitos dentro da equipe, monitora a implementação de planos estratégicos, escreve relatórios importantes, etc.
Isso significa que você está fazendo seu trabalho. Também significa que existe uma distância entre você e seus funcionários. Você sente que está adivinhando quando tenta mudar seus processos de trabalho. Você não tem ideia de como é o trabalho diário da sua equipe e, por isso, está cada vez mais preocupado com o impacto das mudanças.
Portanto, é uma boa ideia ter uma comunicação aberta com a equipe e descobrir como está o fluxo de trabalho atual. Isso permitirá que você entenda quais mudanças o levarão ao sucesso geral.
Como coletar essas informações necessárias? Aqui estão algumas ideias:
- Dê a si mesmo “treinamento prático” de vez em quando. Por exemplo, se você é chefe de um departamento de marketing, tente trabalhar em estreita colaboração com os redatores um dia e com a equipe de design gráfico outro dia.
- Comunique-se com sinceridade. Se você der a seus subordinados a oportunidade de falar abertamente o que pensam, é menos provável que eles escondam de você quais processos estão funcionando e quais não estão. Se algo não estiver claro para você, não hesite em fazer perguntas. Na verdade, os funcionários apreciarão o seu comprometimento.
- Use um sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho. Se você ainda não possui um sistema de gerenciamento de projetos ou banco de dados compartilhado, deverá implementar um (como o Wrike ). Você e todos da sua equipe terão uma única fonte de verdade, permitindo saber o que está acontecendo a qualquer momento e obter todos os detalhes necessários quando necessário.
Simplificando, quanto mais envolvido você estiver no fluxo de trabalho, mais fácil será entender em que estágio os problemas surgem e quais mudanças precisam ser feitas para resolvê-los.
3. Implemente métricas de sucesso
Antes de alterar seu fluxo de trabalho, defina uma meta clara e mensurável para o seu negócio. Você estará mais uma vez convencido da necessidade de mudança e, ao mesmo tempo, terá um indicador com o qual poderá avaliar o sucesso.
Vejamos um exemplo. Digamos que a equipe de suporte ao cliente sinta que a forma atual de responder às solicitações dos clientes está demorando muito. Algo precisa mudar para tornar o trabalho dos funcionários mais fácil e as interações com os clientes mais eficientes.
Aqui está o principal objetivo da mudança: reduzir o tempo de resposta às solicitações dos clientes.
Se você observar o tempo médio de resposta e perceber que atualmente está em torno de quatro dias. Estabeleça uma meta de reduzir esse período para dois dias.
Agora sua meta é a seguinte: reduzir o tempo de resposta às solicitações dos clientes de quatro para dois dias úteis.
Um mês após a alteração do fluxo de trabalho, verifique qual é o tempo de resposta agora. Mesmo que um não seja reduzido para dois dias, mas apenas para três, já é um bom resultado. Você saberá que está no caminho certo e poderá fazer mais ajustes.
4. Tenha um plano alternativo
como um líder podeNem todas as mudanças são bem sucedidas, por isso não há nada de errado em desenvolver um cenário alternativo.
Não há necessidade de pensar na opção de backup nos mínimos detalhes. Você pode dizer à sua equipe que analisará os resultados em um mês, avaliará o impacto e decidirá se algo precisa ser corrigido. Assim você se sentirá muito mais confiante.
Não tenha medo de seguir em frente
É impossível controlar tudo. Mas, felizmente, você pode controlar sua reação.
Lembre-se: é completamente normal ficar nervoso com as mudanças que estão por vir. Só não deixe o medo te parar. Se você quer se desenvolver e ter sucesso, não pode ficar estagnado.